sábado, junho 03, 2006

O Desafio da Produção Técnica de Eventos

A Produção Técnica de Eventos se difere da Produção Geral, pois não é quem o projeta e define sua programação. Ela cuida é da infra-estrutura utilizada no evento com base nas necessidades dos artistas, local do evento, público, entre outros fatores. A produção técnica quem define o equipamento necessário para a determinada programação.

A função do produtor técnico é de grande importância, já que em um evento há milhares de pessoas envolvidas. Um simples tumulto pode tirar vidas, como aconteceu na visita da banda RBD ao Brasil em fevereiro de 2006, que ocasionou a morte de três pessoas e deixou 40 feridas. Por isso o produtor deve estar bem preparado e conhecer as diversas leis que regulamentam o setor.

Para trabalhar nesta área é necessário ser uma pessoa organizada, além de ter bom conhecimento sobre os principais equipamentos e serviços que podem ser utilizados - som, iluminação, palco, projeção, equipamentos de logística, ambulância, socorristas, seguranças, bombeiros brigadistas, carries, etc.

Na fase de planejamento do evento, a equipe de produção define a infra-estrutura que será utilizada e planeja o evento para que tudo dê certo. Por este motivo, é necessário ter certa experiência para organizar o evento, assim detalhes quase imperceptíveis, não passam desapercebidos, transformando-se em “bombas” ao decorrer do espetáculo.

Quando o evento é de grande porte e a estrutura utilizada é mais elaborada, conseqüentemente, é comum que os produtores do evento passem diversas horas trabalhando chegando em casos extremos, a ficarem dias seguidos acordados ou dormindo pouquíssimas horas. Durante o evento o produtor técnico deve estar extremamente antenado para qualquer problema que possa ocorrer, a fim de tomar as devidas providências para saná-lo o quando antes e não acarretar nenhum distúrbio perceptível a todos os envolvidos.

Por isso ser um Produtor Técnico de Eventos deixa de ser uma simples profissão e passa ser um desafio, onde as oportunidades somente estarão abertas a quem realmente se dedica de corpo e alma à sua função.