quarta-feira, junho 28, 2006

Morte aos Headsets

Paixão de Cristo em Parada de Taipas

Na Semana Santa em diversos lugares é encenada a Paixão de Cristo. Assim como no filme dirigido por Mel Gibson, esta peça teatral relata os últimos momentos da vida de cristo e algumas outras estórias bíblicas do antigo testamento.

Certa vez, participei de um evento da Paixão de Cristo fornecendo palco e equipamento de som.

Logo que peguei o pedido para “briefar”, entrei em contato com o pessoal da Paróquia que estava organizando o espetáculo. Eles me informaram que utilizariam 10 microfones do tipo headset, também conhecidos como “madonna” em alusão ao microfone usado pela cantora norte-americana.



Qualquer tipo de microfone sem fio é complicado de se utilizar em grande quantidade, especialmente em uma cidade grande como São Paulo, onde há inúmeros aparelhos que podem causar interferência.

Os aparelhos foram entregues pela empresa e seu técnico explicou a todos os artistas como ele deveria ser utilizado durante a apresentação. Como não estávamos próximos ao centro da cidade, não houveram problemas de interferência com outros aparelhos como rádio, televisão, HTs, etc. apesar das dificuldades para achar as 10 freqüências diferentes.

À frente do nosso palco, foi montada uma extensão sem que soubéssemos anteriormente. Então, a asa de PA ficou atrás da área de atuação dos artistas, dificultando a ação dos técnicos ao tentar impedir a ocorrência de microfonia - para quem não sabe, microfonia é aquele barulhinho incomodo e agudo, ocorre quando o som que sai das caixas entra no microfone alimentando-o.

Ainda por cima os artistas antes de entrar no palco, muitas vezes esbarravam no botão “mute” e não eram ouvidos pelos expectadores e precisavam sempre do auxilio de um contra-regra para alertá-los.

Ao final do evento, a apresentação já estava correndo melhor, pois os artistas se acostumaram a utilizar o headset. O evento foi muito bonito, mas o sistema de som utilizado deixou a desejar.

É por este motivo que em grandes apresentações da Paixão de Cristo, como as que aconteceram no autódromo de Interlagos e na Praça da Sé, com a presença de atores da rede Globo, ou nas apresentações nordestinas na cidade-teatro de Nova Jerusalém, ao invés de utilizar microfones, os artistas atuam em cima de um playback, evitando transtornos.

Jesus crucuficado. Palco 2 águas no fundo, com iluminação feita por lâmpadas PAR 64.


Mária e Jesus - utilizando headset.