quinta-feira, julho 12, 2007

Meu “carregador de baterias”


Se alguém achou a solução para não associar a palavra “perrengue” à palavra evento, por favor, me ensine!

Apesar da definição do dicionário – situação complicada, difícil de ser resolvida (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa) – perrengue é também utilizada coloquialmente com a conotação de situação exaustiva em algumas regiões do país. Mas, para ambos os casos a palavra se encaixa como uma luva.

Não importa o quanto seu evento foi planejado, sempre surgem “bombas” a serem administradas desde sua montagem até seu término. Se isso não fosse verdade, este blog nem existiria, pois basicamente ele é feito de histórias de perrengues.

Como já escrevi muito sobre situações complicadas, agora vou mostrar o lado exaustivo.

Nos dias que antecedem o evento, seu planejamento, a busca de fornecedores e de mão de obra é cansativa, porém não mais que um trabalho de escritório ordinário. Como um comerciante que faz suas compras para renovar o estoque, o produtor também procura os melhores produtos e serviços. Esta etapa é fundamental, pois se algum problema for deixado para a última hora ele acumulará com os famosos imprevistos que se transformam em “bombas”.

No dia do evento, as coisas começam a complicar: são fornecedores que atrasam, novas exigências dos clientes, um pequeno erro de um membro do staff toma grandes proporções, enfim, diversos motivos tornam a presença do produtor indispensável em todos momentos do evento. Como o orçamento para sua produção na maioria das vezes é abaixo do desejado, as contratações e locações são pelo menor espaço de tempo possível para que fiquem mais baratas. Por isso, num curto espaço de tempo acontece a montagem, o evento e a desmontagem, sem grandes intervalos para descanso. Como fazer para resistir tamanha exaustão?

Certamente é importante ter uma boa alimentação. Comer kit lanche por uma semana não é exatamente o que se chama uma boa alimentação, mas quando não é possível fugir dele, é importante que estes contenham barras de cereais ou de chocolate que são alimentos energéticos.

Agora vou contar meu segredo: no meu kit de produção, tenho um item indispensável para grandes eventos. Ele é leve e ocupa pouco espaço e funciona como um carregador de baterias: é uma rede de dormir. Mais leve que as tradicionais, estas são vendidas em lojas de esporte ou de camping e são muito úteis. Sempre que o evento da uma acalmada, aviso o pessoal da técnica onde me encontrar e aviso aos demais organizadores que estarei no celular ou no rádio, então vou para baixo do palco, deito na minha rede e durmo com um celular em cada ouvido.


Mas não vá falar pro meu chefe que durmo em serviço, heim!rs